Informações:Carreira do Assistente Social

Informações

A Carreira …
Por favor não me venha com a  ideia preconceituosa que o assistente social é alguém que só se preocupa em ajudar as pessoas a enfrentar questões delicadas. Primeiro, porque ele ganha um salário para cumprir suas tarefas. Depois, porque essa atividade passa longe do paternalismo: nasce da percepção de que as desigualdades sociais precisam ser combatidas para o benefício de todos. O objetivo do Curso de Serviço Social é formar assistentes sociais com consciência crítica da realidade social e visão totalizadora do homem enquanto Ser Social. A formação deve preparar o futuro profissional para identificar as várias formas em que se manifestam as expressões da questão social e o desrespeito aos direitos sociais para formular, gerenciar e implementar projetos que enfrentem tais situações.
O graduado em Serviço Social  atuará nas expressões concretas da questão social por meio da articulação das dimensões crítica, autônoma, investigativa e criativa, sendo capaz de compreender a realidade e elaborar alternativas próprias e coerentes com a relação entre forças e sujeitos sociais implicados na dinâmica social mais geral e particular.
O mercado de trabalho é diversificado e tem se expandido cada vez mais, um exemplo, são as 900 vagas abertas para o concurso público do INSS e outras 1000 vagas para o desenvolvimento do Programa de Aceleração do Crescimento – PAC.
As diversas áreas de atuação possibilitam várias oportunidades de emprego, dentre elas podemos destacar:
- Organizações Não-Governamentais (Ong´s);
- Prefeituras;
- Empresas;
- Organizações da Sociedade Civil de Interesse Público (OSCIP);
- Hospitais;
- Fundações Governamentais (ex. INSS)
- Entidades Assistenciais, entre outros.

O mercado

Segundo uma pesquisa conjunta do Conselho Regional de Serviço Social e do professor Ademir Silva, da PUC de São Paulo, o setor público é o que mais emprega assistentes sociais, seguido das grandes empresas. “Eles aparecem no quadro de 45% das companhias da Grande São Paulo. Em 22% delas, trabalham na área de recursos humanos”, afirma o professor. Novas frentes de trabalho estão se abrindo em organizações não governamentais.
Salário médio inicial: R$ 862, 00, e tem concurso com salario de R$3.000,00
esta classificado na área da saúde, isso significa que por lei voce tem o direito de poder ter dois empregos.
Em alta: Recursos humanos de empresas.
O curso…
O assistente social recebe ampla formação em ciências humanas, que são o suporte das disciplinas específicas, como administração, história, pesquisa em serviço social e política social. No quarto ano, é obrigatório um estágio. Duração média: quatro anos.